CURADORIA
Clique sobre a foto para descrição
Marcela Tamm
Coordenação da curadoriaMarcela Tamm Rabello é cineasta, diretora de TV e professora de cinema. Começou sua carreira há 30 anos como continuísta, tendo tido a oportunidade de trabalhar em 13 longas e muitos curtas com diretores como Nelson Pereira dos Santos, Alain Fresnot, Cao Hamburger, Philippe Bracinsky, Hermano Penna, Márcio Cury, José Eduardo Belmonte, Alice de Andrade entre outros.
Diretora, roteirista e produtora, realizou um DOCTV de 55’, Carroceiros de Brasília, exibido em todo o Brasil nos canais de TVs públicas, e três curtas, entre eles, Lauro Davidson, selecionado para o Festival de Brasília de Cinema Brasileiro em 2008 e Espiada, selecionado pelo Mix Festival e exibido em diversas capitais do Brasil, Tókio e São Francisco.
Diretora de TV com experiência em estúdio, locações e transmissões ao vivo. Graduada em cinema pela Universidade de Brasília e mestre em Cinema e Multimídia pela Universidade Sorbonne, é professora de audiovisual em faculdades do Distrito Federal. Sua produtora, ISTRILI, entre outros trabalhos, co-produziu as edições de 2018, 2019 e 2020 do CineFest São Jorge – Festival de Cinema da Chapada dos Veadeiros.
João Paulo Procópio
CuradorHá mais de 20 atuando na cadeia produtiva do audiovisual brasileiro, João Paulo Procópio consolidou uma diversificada carreira assumindo diversas funções nas realizações cinematográficas que participou. Escreveu e dirigiu o longa ficção Marés (distribuição da Elo Company); e os curtas Colher de Chá e Brasília (Título Provisório), com o qual foi agraciado com o candango de melhor curta-metragem pelo júri popular no 41º Festival de Brasília. Atualmente dirige o curta-documentário Aumenta o Grave Pra Xangô e o curta-animação Alerta Verde, ambos em fase de finalização. Assina as montagens dos longas Cavalo (direção de Werner Salles e Rafhael Barbosa), e O Último Cine Drive-in (direção de Iberê Carvalho).
Montou e assinou a produção executiva dos curtas Rosinha (direção de Gui Campos) e Para Pedir Perdão (de Iberê Carvalho); além da direção de produção de Ratão (direção de Santiago Dellape). Foram mais de 15 curtas produzidos ao longo de duas décadas de atuação. Assinou a produção executiva de Mobília em Casa – Móveis Coloniais de Acaju e a Cidade e a produção executiva adicional de Entre Idas e Vindas, ambos dirigidos por José Eduardo Belmonte.
É coprodutor do longa O Fim e os Meios, dirigido por Murilo Salles; e curador do Festival Internacional de Curta-Metragem Curta Brasília e do Cinefest São Jorge. Na edição celebrativa do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, assumiu a direção das Atividades Formativas oferecidas ao público. João Paulo Procópio é sócio-diretor da produtora Pavirada Filmes.
Luiz Borges
CuradorCuiabano, 60 anos, atua de forma interdisciplinar na cultura do Estado de Mato Grosso produzindo importantes eventos culturais, dentre os quais se destacam: as vinte edições do FESTIVAL DE CINEMA E VÍDEO DE CUIABÁ, do qual é o idealizador e curador. Foi produtor e curador da exposição 100 ANOS DE CINEMA EM MATO GROSSO (2008) e festivais de arte e música como o BLUES CHAPADA (2013). É também cineasta e produtor audiovisual. Dentre estes roteirista e diretor do curta metragem em 35 mm, A CILADA COM 5 MORENOS, que lhe rendeu o premio de melhor filme no 4º Brasilian Film Festival of Miame (2001).
Em 2008 fez o roteiro e direção do clip da música PALESTINE, da banda Cachorro Doido. Produziu os primeiros filmes da carreira dos novos cineastas mato-grossenses Bruno Bini, BASEADO EM FATOS REAIS, Gloria Albuês, NÓ DE ROSAS, e os longas metragem MARIO de Hermano Pena, rodado em Juína, e LATITUDE ZERO, de Toni Venturi, rodado em Poconé. É também pesquisador de Imagem e Som no Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional. Publicou importantes livros que se tornaram referência na pesquisa do cinema Brasileiro, e de Mato Grosso, a coleção MEMÓRIA E MITO DO CINEMA EM MT (2008), organizada em três volumes. Mestre em Cinema pela Universidade de São Paulo em 1991, e recentemente, em 2018, Doutor pela Universidade de Brasília no Programa de Pos Graduação Sociedade, Desenvolvimento e Cooperação Internacional. Em 2021 fez o roteiro e direção do curta metragem, ANGELUS NOVUS, NA BOCA DA NOITE ANUNCIA A DERROCADA DO ANTICRISTO.
Ludielma Laurentino
CuradoraLudielma Laurentino é montadora e roteirista.Formada em Comunicação Social – Audiovisual, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História Cultural pela Universidade Federal de Goiás (UFG).Em 2012 escreveu e dirigiu o curta-metragem “É uma Vez”. Foi diretora criativa e administrativa na Panaceia Filmes entre 2010 e 2020. De 2014 a 2016 lecionou as disciplinas de roteiro no curso de Cinema e Audiovisual da UEG. Foi editora da Revista Janela de 2012 a 2016. Realizou as seguintes curadorias: Mostra Oficial do V Perro Loco – Festival de Cinema Universitário (2015), Cinema na Calçada 2014- Mostra nas Escolas e Cinema na Calçada 2016 Mostras Oficiais, 1º Lanterna Mágica - Festival internacional de Animação (2017), da mostra competitiva do FICA 2018 (Festival Internacional de Cinema Ambiental) e das últimas 3 últimas edições do CineFest São Jorge. Foi júri da mostra oficial no festival DIGO - Festival Internacional de Cinema de Diversidade e de Gênero (2016) e da mostra de curtas do II BIS Cinema Sonoro (2019). Em 2018 foi parecerista do Fundo Municipal de Cultura de Anápolis. Atualmente é roteirista na TV UFG.